Novidades
Salário dos colaboradores, gasolina do carro, receita de cliente, fralda para o bebê… Tudo entra e sai da mesma conta? Cuidado, você e sua empresa estão correndo perigo!
Você sabia que misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa pode trazer conseqüências desastrosas para o seu negócio?
Essa é uma mistura tóxica para quem quer manter o fluxo de caixa da empresa saudável. Se você mistura, chega uma hora em que não consegue mais avaliar se o seu negócio e as suas finanças pessoais estão indo bem ou não.
Está convencido a evitar esse tipo de problema na sua casa e na sua empresa? Vamos ver, então, na prática, como melhorar a gestão financeira da sua empresa – para que suas finanças pessoais
também saiam ganhando.
1. Não leve despesas domésticas para a empresa
É simples: nunca leve suas despesas de casa para a empresa, nem o contrário. Tapar um buraco com outro é um forte indício de que algo dará errado no futuro. Portanto, mantenha as contas de casa
separadas das contas da sua empresa.
2. Tenha contas correntes separadas
Por mais organizado que você seja, são grandes as chances de alguma conta paga ou recebida, da sua empresa ou pessoal, acabarem se misturando, caso você as gerencie através de uma só conta. Existem planos vantajosos tanto para pessoa jurídica quanto para pessoa física que garantem mais segurança e clareza na hora de fechar o caixa.
Os bancos também têm produtos para contas de empresas que não são acessíveis nas contas comuns, como linhas de crédito e serviços de cobrança.
3. Defina suas retiradas
A maioria dos empresários proprietários do negócio acha que pode se dar ao luxo de não possuir um salário fixo, visto que são donos e, portanto, podem retirar o quanto quiserem, quando quiserem.
CUIDADO!
Para manter o controle financeiro em ordem, todos devem ter um valor de pagamento definido, que chamamos de pró-labore. Com o seu salário deve acontecer o mesmo, independente da sua necessidade de pessoa física.
Centralizar todo o controle financeiro no papel, caneta e Excel pode trazer uma grande desvantagem competitiva para sua empresa. Existem hoje softwares capazes de facilitar, organizar e proporcionar um controle muito maior de suas finanças. O valor investido com certeza se pagará em pouco tempo.
5. Conheça suas opções
Não deixe que a falta de informação atrapalhe as decisões da sua empresa. Mantenha-se bem informado sobre seus direitos e os produtos financeiros que são disponíveis para o setor em que você
atua. Um contador especialista pode ser seu melhor amigo para identificar oportunidades.
Essas foram só algumas dicas para te ajudar, mas o que fará realmente a diferença é a sua atitude!
Quer tal ser dono do seu próprio negócio? Saiba mais clicando aqui.
Fonte: Granatum